Estados, municípios e unidades executoras precisam atualizar seus cadastros para receberem valores do programa
Quem quiser receber mais cedo a primeira parcela de 2019 do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) deve atualizar seu cadastro o quanto antes. Estados, municípios e as Unidades Executoras Próprias - UEx (Caixas Escolares, Associações de Pais e Mestres, Colegiados Escolares) devem fazer a atualização cadastral, anualmente, no sistema PDDEweb para estarem aptos aos recursos do programa, além de estarem em dia com a prestação de contas. Aqueles que atualizarem suas informações de forma mais ágil terão uma chance maior de receber já no primeiro lote de pagamento, que deve ser realizado em abril.
A medida também é importante para melhorar a interlocução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelas transferências financeiras do PDDE, com as entidades executoras. A autarquia terá dados atualizados para o envio de informações e orientações sobre a execução do programa e das ações agregadas, mantendo os agentes do PDDE sempre informados sobre qualquer modificação.
Para atualizar o cadastro, é necessário possuir senha do PDDEweb. A entidade que esqueceu sua senha ou que ainda não a possui deverá solicitá-la no próprio sistema, lembrando que o PDDEweb abre apenas no navegador Internet Explorer. É importante preencher todas as informações corretamente para que a entidade não fique sem receber os recursos do programa.
O cadastro estará concluído quando o sistema apresentar a mensagem “Operação realizada com sucesso” e emitir formulário com as informações cadastrais da entidade. O PDDEweb gravará a data de atualização, não sendo necessário enviar o formulário ou qualquer outro aviso ao FNDE.
Para auxiliar os gestores locais no processo, o FNDE disponibiliza em seu portal eletrônico um passo a passo da atualização cadastral, além de documento com perguntas e respostas.